Escola Cristã Jundiaí conquista 6 medalhas em Olimpíada nacional

Alunas obtiveram 2 medalhas de ouro e 4 de prata no nível 3 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é um evento nacional que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela Astronomia e pela ciência em geral. A participação na OBA tem sido expressiva ao longo dos anos, com um aumento constante no número de escolas e alunos inscritos em todo o Brasil.

Um exemplo disso são as medalhistas da Escola Cristã Jundiaí que foram premiadas com seis medalhas nesta edição, superando o recorde do ano passado. Foram  2 medalhas de ouro e 4 medalhas de prata obtidas pela escola nesta 26ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2023).

As vencedoras participaram do nível 3, voltado para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.  A estudante Marinah Gebran Arigheto representou o 7° ano e obteve a medalha de prata, ao lado suas colegas do 8º ano, Marcela Vieira Matiazzi (prata), Maria Vitória de Castro Telles César Pestana (prata), Ana Luiza Gasparetto Silva (ouro) e Daniela Garcia Massagardi (ouro).

As medalhistas são alunas da professora Maísa Lopes e realizaram a prova OBA no dia 19 de maio deste ano, tendo como apoio recursos como vídeos e simulados em ambiente virtual, por exemplo. Para a  coordenadora pedagógica Maricelma Martins Silva, mais do que medalhas e certificados de participação, as olimpíadas científicas proporcionam aos estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, técnicas e conhecimento. “De forma geral, essas competições têm estimulado muitos estudantes a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Fomentar os estudantes a participar desse tipo de atividade pode ser uma forma de contribuir com a escolha de qual trajetória irão seguir”, explica.

A professora Maísa Lopes concorda e destaca que iniciativas como a OBA permitem que os estudantes apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e testem suas habilidades e competências. “Obter bons resultados pode abrir portas para oportunidades acadêmicas, como bolsas de iniciação científica, credencial para olimpíadas internacionais e eventos do segmento, bem como para seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologias e engenharias, por exemplo”, finaliza.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição aberta aos alunos de todas as séries do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e todas as séries do Ensino Médio. As provas são constituídas de 7 questões de astronomia e 3 de astronáutica.


Por Escola Cristã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *